O Secretário de Administração Milton Coelho ressaltou que a medida reafirma e renova o compromisso do Governo com os servidores estaduais.
Do quadro do funcionalismo, 138 mil são ativos (representando 61% da folha), 61 mil aposentados (27%) e 26 mil pensionistas (12%). O comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas com pessoal é de 44,78%.
Para os mais de 225 mil servidores, a folha anual está orçada em R$ 8,2 bilhões.
PEC-51 versus PEC-102
Essas são as Proposta de Emenda à Constituição que irão definir o novo formato de polícia para o nosso futuro, é interessante que leiam, se informem e que acompanhem seus desdobramentos.
- PEC 51
Altera os arts. 21, 24 e 144 da Constituição; acrescenta os arts. 143-A, 144-A e 144-B, reestrutura o modelo de segurança pública a partir da desmilitarização do modelo policial.
- PEC 102
Altera dispositivos da Constituição Federal para permitir à União e aos Estados a criação de polícia única e dá outras providências.
Histórico do 2ºBPM
Histórico da Criação e Construção do 2ºBPM
De acordo com a Lei nº 181, de 08 de junho de 1896, a Força Policial ficava sob as ordens diretas do Presidente da Província, uma vez que antes era subordinada ao comando das tropas de 1ª linha, conforme se pode comprovar em vasta documentação do Governador das Armas e dos relatórios de Comandantes Gerais da Polícia Provincial (arquivo público estadual).
Foi o mesmo dispositivo legal, acima citado, que criou o 2º Batalhão de Infantaria Estadual, oriundo da subunidade do antigo Corpo de Polícia.
Esta importante Organização Militar Estadual sempre foi responsável pelo policiamento de áreas interioranas de nosso corpo de polícia.
Com a criação do 3º Batalhão de Infantaria, no início daquele século, esta Unidade passou a ser responsável pelos municípios do Agreste e da Mata, servidos por via-férrea, enquanto que o 3º BIE se encarregava das demais localidades executando-se a área urbana do Recife, afeta ao 1º BIE e, posteriormente à Companhia de Policiamento Urbano e ao Corpo de Cavalaria de Patrulhamento Montado.
Um dos primeiros aquartelamentos desse intrépido contingente Policial Militar foi o prédio da esquina da Rua do Imperador, com a Praça da República, que também sediou o Senado Estadual, de onde saiu para ocupar a antiga residência do Conde de Boa Vista, na Rua da aurora, hoje ocupada pela Secretaria de Segurança Pública.
Segundo depoimento coevo de Barbosa Viana, o 2º BIE (2º Corpo de Polícia) estava localizado no casarão da Rua Imperador, no ano 1900.
O então 2º Batalhão de Caçadores participou ativamente, ao lado da legalidade e das autoridades oficialmente constituídas, da Revolução de 1930 vindo a capitular perante as tropas sediciosas, mais volumosas e melhor aparelhada, na noite de 04 de outubro daquele ano.
Nessa época essa Unidade estava quase totalmente comprometida nas lutas contra o banditismo, através de diversas forças volantes, enviadas ao Sertão Pernambucano.
Em 1831 participou ativamente da revolta do 21º BC. No entanto em 1332 ia coadjuvar um dos mais importantes episódios da República. A Revolução Constitucional de São Paulo, deixando nosso Estado no dia 05 de agosto daquele ano, sob o comando do Major PM João Emerson Benjamim.
Segundo informações bibliográficas do saudoso Major João Leite de Moraes Serrano (Ob. Inédita, Cit.) o 2º BCP levava um efetivo de aproximadamente 450 homens, distribuídos em três Companhias, um Pelotão de Metralhadoras, um pelotão de Cavalaria, um Pelotão Especial, um Serviço de Intendência e um Serviço de Saúde.
Eram seus Oficiais, além do Comandante já citado, o Capitão Braz Calmom de Oliveira e Silva, Comissionado Major Subcomandante, Primeiros Tenentes, Dr. Álvaro Ferras e José Vicente de Luna, Segundos Tenentes Carlos Resende Monte, Guiomar Gonzaga Ibraim Lira, Horácio Pereira da Silva, Vítor Vicente de Barros, Olímpio Augusto de Oliveira (Bombeiro) e José Osscar Alves Barbosa de Melo.
Com o término desse conflito em dezembro do mesmo ano de 1892, o 2º BC, voltava ao Recife e ao antigo aquartelamento, no Forte das Cinco Pontas.
Essa brilhante Unidade Policial Militar, já teve a missão precípua de realizar o policiamento preventivo, repressivo, ostensivo fardado, visando a manutenção da tranquilidade pública em 28 municípios da Zona da Mata, atualmente a sua área é compreendida por 17 municípios: Nazaré da Mata (Sede), Carpina, Timbaúba, Goiana, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Aliança, Macaparana, Vicência, Buenos Aires, Ferreiros, Camutanga, Condado, Itambé e Itaquitinga.
O Patrono dessa Unidade de grande significação na história brasileira, não poderia ser outro herói e principal vulto da Restauração Pernambucana, João Fernandes Vieira, um dos percussores no plantio da cana-de-açúcar na Zona da Mata de nosso estado.
EM ATUALIZAÇÃO
Criação do 22ºBPM (Surubim)
Antes de sua inauguração, ainda houve um ajuste territorial, onde foi transferida a responsabilidade territorial integrada do município de Itambé, do 2º BPM para a 3ªCIPM, o qual se deu através do Boletim Geral da SDS nº 062 de 06 de abril de 2016.
EM ATUALIZAÇÃO
Criação do 22ºBPM (Surubim)
Criação da 3ªCIPM (Goiana)
Em 21 de outubro de 2015 é criada, através da Lei nº 15.624, a
Terceira Companhia Independente de Polícia Militar de Pernambuco,
abrangendo os municípios de Goiana, Condado e Itaquitinga, ficando a 3ªCIPM sediada em Goiana, e sendo devidamente ativada em 04 de dezembro
de 2015, através do Decreto nº 42.471, a qual
recebeu a denominação histórica de Companhia Independente
Tenente-Coronel PM Felipe Apurangy de Araújo.
Essa alteração modificou mais uma vez a área do 2°BPM, o qual teve quatro municípios retirados de sua abrangência territorial, ficando atualmente com 13, sendo eles: Nazaré da Mata (sede do Batalhão), Carpina, Paudalho, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Tracunhaém, Timbaúba, Vicência, Macaparana, Camutanga, Aliança, Buenos Aires e Ferreiros
08JUN1896 - Lei nº 181, Criação do Batalhão
10DEZ1966 - Transferência para Nazaré da Mata
Sejam bem vindos
Olá amigos do "Dois de Ouro", criamos esse blog com o objetivo de divulgarmos as ações meritórias de nossos Policiais Militares, bem como, informações de cunho profissional que sejam relevantes à nossa missão.
Assinar:
Postagens (Atom)